
Marketing Digital é uma realidade e está tomando conta de nossas vidas, isso é fato. E no mercado atual, é imprescindível que empresas de todos os tipos estejam atualizadas e criem estratégias para continuar crescendo através do meio digital.
Consumidores estão pesquisando mais antes de comprar para diminuir os seus gastos, por isso é importante que os empreendedores utilizem ferramentas de Marketing Digital para se destacar da concorrência.
Inclusive recentemente a Udacity, Universidade do Vale do Silício lançou no Brasil, em parceria com o Google e Facebook, uma Especialização em Marketing Digital, totalmente On-Line, leia mais sobre aqui.
Listamos 5 ações de Marketing Digital para aplicar na sua empresa. Confira a seguir.
1 – Marketing de Conteúdo no Marketing Digital
Se a sua empresa ainda não possui um blog ou se você não produz conteúdo, está na hora de começar!
E se você já produz, é praticamente obrigatório otimizar esse conteúdo antes de ser publicado na internet.
O SEO (Search Engine Optimization), processo de otimização de um site a partir de palavras-chave específicas, tem o objetivo de deixá-lo mais amigável para os site de buscas como o Google.
Essas otimizações resultam em um melhor posicionamento para buscas orgânicas.
É preciso ter em mente essas duas estratégias: o conteúdo, que deve possuir temas relevantes e de interesse para o seu público, e a otimização, utilizando-se para isso as técnicas de SEO.
Assim, o relacionamento com os usuários será contínuo e duradouro, aumentando as chances da sua empresa gerar leads e vendas.
2 – Mídias Sociais no Marketing Digital
Provavelmente a maioria dos seus clientes utiliza alguma rede social diariamente, não é mesmo?
Pensando nisso, é importante que a sua empresa esteja na rede para adquirir uma maior visibilidade.
Por isso, a divulgação da empresa (e dos conteúdos) nas redes sociais deve ser pensada de forma a estreitar os laços com os clientes que você já possui, e para conquistar os novos.
Mídias como Facebook e Instagram oferecem serviços para as empresas que desejam anunciar através de suas plataformas, e para segmentar e atingir o público desejado de forma precisa.
Um exemplo de ação que vem funcionando muito bem no Facebook, é a live. Se a sua empresa já possui uma página na rede social, que tal fazer uma live teste para interagir com os usuários?
Com o resultado positivo, é possível investir no uso da ferramenta seguidamente para divulgar sobre conteúdos e serviços da sua empresa.
3 – Links Patrocinados no Marketing Digital
Uma das formas mais interessantes e rentáveis de anunciar seus produtos e serviços é através dos links patrocinados. Isso porque você estará apresentando a sua solução no momento exato em que o seu potencial cliente faz uma pesquisa sobre o assunto.
Eles são um complemento interessante ao trabalho do SEO, pois fornecem efeitos mais imediatos, além de um bom retorno sobre os investimentos.
Mas lembre-se: ter seus anúncios exibidos na primeira página do Google deve ser apenas parte do processo.
É importante fazer com que o usuário, ao ver o anúncio, clique nele, explore sua página, e seja induzido à ação. Procure pesquisar como funciona e comece a pôr em prática!
4 – E-mail marketing e Marketing Digital
Saber usar o e-mail marketing é essencial para uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Essa ferramenta é valiosa para cultivar o relacionamento com seus leads e clientes.
Para funcionar bem, é preciso que ele seja segmentado a uma base de clientes realmente interessada nos seus produtos e serviços.
O consumidor não quer mais ter a sua caixa de e-mail lotada de propagandas sobre coisas que não o interessam.
Ele quer receber apenas mensagens que contribuam para a sua vida, que sejam relevantes.
Portanto, quanto mais personalizada for a sua estratégia de e-mail marketing, mais resultados você poderá alcançar.
5 – Mobile no Marketing Digital

Atualmente, passamos mais tempo na internet através dos celulares do que em computadores, pela facilidade em poder ter esse acesso de qualquer lugar.
Então, que pensa em conteúdo otimizado para mobile já sai na frente!
A versão mobile do portal da sua empresa deve oferecer uma excelente experiência ao usuário, pois muitos abandonam as plataformas por terem problemas no carregamento ou pelo conteúdo não estar adaptado (design responsivo), tornando-se limitado.
Cerca de 80% das pessoas deixam de comprar um produto porque acessam sites que não estão preparados para celulares.
O desenvolvimento de aplicativos, principalmente relacionados à compra, também é interessante, pois facilita o acesso do usuário ao conteúdo e aos produtos, aumentando significativamente as chances de venda.
Essas ações de Marketing Digital precisam fazer parte do plano estratégico de todo bom empreendedor, pois podem render ótimos resultados e servir como base para ações ainda maiores.
Conclusões sobre o Marketing Digital
O que você pode concluir sobre o Marketing Digital? Bom te destaquei alguns pontos
- Marketing de Mídias Tradicionais não funciona;
- MKTD é escalável;
- Com MKTD você tem métricas para qualquer objetivo;
- As Redes Sociais são enormes plataformas de negócio;
- Você pode construir muito mais rápido visibilidade e alcance;
- O Público alvo do Marketing Digital, nem sempre é seu mesmo público do off-line;
- O Marketing Digital é barato e democrático para qualquer orçamento;
- No MKTD existem ferramentas de integração para tudo;
- Não existe certo ou errado no Marketing Digital, existe teste e validação
- “Não sei se funciona…teste e tire suas conclusões”
- O que funciona hoje no Marketing Digital não funcionará nos próximos 6 meses;
- Conteúdo é Rei no Marketing Digital.
As Mídias Sociais são uma realidade, ou você as usa a seu favor ou seu negócio e serviço será impactado, ou até dizimado pela concorrência que fizer bom uso.
Não existe vergonha nenhuma em sentir que não vem fazendo nada de marketing digital, mas não deixe passar mais 1 ano sem adotar como sua estratégia.
Em nossa seção sobre Marketing, Estratégias e Vendas você poderá ver muitas dicas e insights sobre o uso do Marketing Digital
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Até um próximo conteúdo
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