A rede social para profissionais já possui meio milhão de usuários. Por isso, ter um perfil de destaque na rede é muito importante para manter-se atualizado e fortalecer o marketing pessoal. Se você não se preocupa muito com o seu perfil no LinkedIn, está na hora de rever isso! Saiba mais.

No mês de abril, o LinkedIn anunciou ter chegado à marca de 500 milhões de usuários na rede social de profissionais. Porém, grande parte dessas pessoas não explora todas as possibilidades que o LinkedIn oferece.
Se você é uma delas, saiba que o site conta com mais de 10 milhões de vagas anunciadas, além de informações sobre mais de 9 milhões de empregadores. Em média, cada nova conexão de um usuário do LinkedIn representa 400 novas pessoas para quem ele pode ser apresentado.
Assim, grande parte dos recrutadores têm apostado no LinkedIn para procurar e conhecer candidatos por meio do “currículo digital”.
5 dicas estratégicas para melhorar o seu perfil no LinkedIn
Precisa atualizar o seu perfil, mas não sabe muito bem como fazer isso? Então veja as 5 dicas a seguir para melhorar o seu perfil no LinkedIn, segundo Fernanda Brunsizian, gerente de comunicação da rede.
1 – Forneça dados para ser encontrado nas buscas
Recrutadores procuram candidatos no LinkedIn por meio de palavras-chave. Se você quer aparecer nessas pesquisas, tenha um perfil detalhado. Incluir as instituições em que você estudou, por exemplo, pode impulsionar em até 17 vezes a quantidade de mensagens enviadas por headhunters.
Informar a sua localização geográfica também é essencial: o dado aumenta em 23 vezes a probabilidade de o seu perfil ser encontrado no site.
2 – Tenha uma boa foto no perfil
Segundo informações oficiais da empresa, ter uma imagem no seu avatar aumenta em 9 vezes as solicitações de conexão na rede. É uma forma de ser reconhecido e humanizar a sua presença no site.
A foto não precisa mostrar o seu rosto com clareza e, de preferência, ter sido tirada em um ambiente profissional. Então, já sabe, não vale publicar uma foto tirada no último churrasco em família, por exemplo.
3 – Capriche na seção “resumo”
Assim como ocorre no currículo, o resumo do seu perfil no site é a primeira parte que atrai os olhos do recrutador. Fale sobre suas habilidades, experiências e interesses. A dica da gerente do LinkedIn é fazer um texto de dois ou três parágrafos com bastante objetividade e atenção à norma culta do português.
Também é interessante incluir palavras-chave da sua área de atuação e elaborar um discurso suficientemente interessante para estimular o prosseguimento da leitura. Evite resumos longos (uma contradição em termos) ou muito genéricos.
4 – Faça um perfil em outro idioma
Se você já trabalha ou pretende trabalhar em uma multinacional, ou quer estudar no exterior, por exemplo, é importante ter um perfil em outro idioma para ser mais facilmente encontrado. Confira este tutorial do LinkedIn para fazer isso.
Mas muito cuidado com a redação do perfil! Atenção aos erros de gramática e ortografia, e ao estilo do seu perfil traduzido. “Um texto mal cuidado dá a impressão de desleixo com a carreira também”, diz a gerente do LinkedIn.
5 – Explore outras funcionalidades da plataforma
Não basta só ter um perfil atualizado a atrativo. A interação na rede também é necessária. Por isso, compartilhe artigos, siga canais e perfis de empresas, e participe de grupos de discussão para ficar integrado ao mercado.
Você também pode publicar artigos de sua autoria no site. Através de conteúdos interessantes e úteis para a sua comunidade profissional, você ganhará mais visibilidade.
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